Seja em momento de expansão ou de lançamento de novos produtos é essencial mapear a cultura organizacional para definir estratégias
Quando falamos em marketing de alta performance nos referimos ao cumprimento de metas tangíveis, com prazos definidos.
No entanto, existe um elemento que é intangível: a cultura da empresa. Cada organização possui uma cultura empresarial distinta, única e peculiar.
Esse tema exige olhar cirúrgico e quilômetro rodado para perceber o clima organizacional para propor um plano de comunicação integrada orientada a um projeto de Inbound marketing.
Somente quando está bem alinhado o momento da empresa é possível propor um projeto, seja de expansão ou de lançamento de novos produtos e serviços.
Além das pessoas que já estão presentes no ambiente do negócio, existe a necessidade de entender como realocar os skills para novos desafios. A cultura de organização está pronta para lançar metas em um ambiente de transição? Quais é o modelo de gestão adotado para buscar metas?
Quando falamos em projetos que envolvam o posicionamento da marca associada aos valores de inovação que exijam comunicar ao mercado benefícios diferenciados, é possível que seja necessário romper algumas barreiras culturais internas.
A empresa possui uma House (agência interna)? Quem está à frente das decisões de campanhas e quais são os recursos destinados para ações de marketing e construção de branding?
São perguntas básicas para definir um plano de ação que possa ser auto sustentável. Para que todos esses pontos sejam trabalhados é necessário adotar ferramentas colaborativas, ágeis e lançar mão de metodologias consagradas no mercado.
Método F2W e Ferramentas Scrum.
O método F2W Marketing apresenta a sua caixa de ferramentas scrum. Essa apresentação sinaliza a cultura de gestão por projetos, dialogando com o organograma funcional da empresa.
Somente assim é possível criar um ambiente de integração e traçar um plano de transformação organizacional sustentável.
Eis aqui o glossário de atividades necessárias para interagir com ferramentas scrum. A cultura da inovação em um projeto de Inbound marketing é essencial:
- Backlog do Produto: Uma lista de tarefas a serem realizadas para concluir o produto.
- Quadro de Planejamento: Utilizado para organizar as informações de cada sprint.
- Sprint: Um período de trabalho de curta duração onde a equipe se compromete a realizar tarefas.
- Daily Scrum: Uma reunião diária curta para a equipe checar o progresso.
- Retrospectiva: Uma reunião de final de sprint para avaliar o que foi feito.
- Sprint Backlog: Uma lista de tarefas a serem realizadas durante um sprint.
- Burndown Chart: Um gráfico que mostra o progresso do sprint.
- Estimativas: Estimativas quantitativas para medir o tempo necessário para concluir tarefas.
- Planejamento de Reunião: Uma reunião para determinar o que será feito no próximo sprint.
- Product Owner: Um indivíduo responsável por definir o escopo do produto.