O que é guest post

Quando falamos em Marketing Digital, um dos temas mais relevantes é a rede de parcerias. Claro que esse assunto tem mais a ver com o tráfego orgânico

Tecnicamente o tráfego orgânico considera a relevância do site, a qualidade dos textos e palavras chaves. Uma das métricas mais reconhecidas pelo Google são os links de apontamentos de outros sites.

Ou seja, direcionar links de outros sites para a página de referência é bem importante. Nesse quesito, a estratégia de parceria é fundamental, principalmente com sites de notícias que abordam temas de interesse.

Em síntese, gerar tráfego orgânico e relevante é o propósito de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Guest posts podem ser uma ótima tática para conseguir este objetivo.

As estratégias de marketing de conteúdo da F2W consideram uma rede de parceiros estratégicos para facilitar o engajamento. Um deles é o site Mercados do Futuro, vencedor do 4º Prêmio Nacional SEBRAE de Jornalismo – Menção Honrosa em Mídias Sociais.

A rede de jornalistas também é relevante, assim como o mapeamento dos principais sites de referência do universo de interesse dos clientes.

A busca de oportunidades junto a parceiros estratégicos é uma das atividades mais poderosas para impulsionar negócios qualificados, considerando que esse assunto envolve networking e até mesmo estratégia orientada a “Corporates”, instituições de interesse do segmento que abrem portas para palestras.

Ou seja, os guest posts são muito mais abrangentes, tratando de ações híbridas, com desdobramento para atividades de assessoria de imprensa e relações institucionais. 

Como a F2W trabalha estratégias de guest post?

O primeiro passo é identificar parceiros chaves. Na sequência é contextualizar as abordagens de conteúdos

Com essas ações desenhadas, o projeto é apresentado aos parceiros de forma estruturada, demonstrando o ganha-ganha.

Os conteúdos de relevância devem ser trabalhados com palavras chaves e sempre acompanhados com análises de métricas estruturadas.

Outra estratégia muito poderosa é a produção de conteúdos assinados pelos convidados. Neste momento é possível até mesmo produzir um texto com um “ghostwriter” (escritor fantasma), normalmente jornalista que conhece o ambiente de negócios.

Esses são os famosos artigos produzidos por convidados.

O propósito dessa troca de conteúdos é fortalecer a estratégia de link building de ambos os sites.

Projetos Estruturados

Para facilitar o modelo de parceria envolvendo uma rede de parceiros a F2W privilegia projetos que tenham um planejamento editorial. 

Um exemplo prático é a estratégia de identificação de empresas middle-market, com potencial de crescimento e expansão no ano de 2023. 

Conceitualmente, as empresas middle market são organizações que visam a expansão e crescimento. Quando são dirigida por CEOs jovens as chances de adoção de inovação é maior, ou seja, existe cultura de marketing digital.

O radar do projeto em parceria com o site Mercados do Futuro é justamente este para a construção de parcerias de guest posts. Abre-se assim um leque maior de geração de conteúdos qualificados que vai além da troca de links.

Neste caso, a proposta também envolve estudos mais aprofundados de mercado e análises da dinâmica econômica dos segmentos de interesse dos clientes.

Mas afinal, por que fazer guest post

Considerando que as estratégias de marketing digital é gerar leads qualificados, os guest posts são considerados estratégias para monitorar campanhas e atrair tráfego com técnicas de marketing de conteúdo.

A proposta dessas estratégias é ampliar e aprimorar os relatórios de performance dos sites e adotar melhorias contínuas, entrando para o mundo do inbound marketing de alta performance. 

Inbound marketing é conhecido como marketing de tração. Essas técnicas envolvem várias estratégias, que somadas, geram resultados comerciais significativos, quando bem alinhadas com os times comerciais das empresas envolvidas.

As publicações nos blogs com trocas de links, podcasts, vídeos e a produção de e-books, além de newsletters integram as atividades das estratégias de inbound marketing, além de whitepapers e um bom monitoramento de SEO

Esse conjunto de atividades conjuntas produzem resultados de metas.  

Cultura do Marketing de Conteúdo

Pois bem, com essa sabemos que o propósito do marketing de conteúdo é engajar e crescer o público de qualquer negócio, além de aumentar a geração de leads, por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.

O maior desafio desse tipo de estratégia é manter a frequência e a qualidade desses conteúdos.

Por esse motivo a F2W fechou a parceria com o site Mercados do Futuro, que tem a sua linha editorial ligada a inovação, desenho de cenário e investigação de tendências.

Com a presença de jornalistas parceiros, a F2W consegue ampliar sua rede de relacionamento com segmentos estratégicos.

Ao firmar parcerias recorrentes, a dinâmica de geração de conteúdos é ganha vida e as entregas de resultados é mais efetiva.

Considerando que o guest post é uma das técnicas mais relevantes para qualquer estratégia de link building, trata-se de uma ferramenta indispensável para conquistar bons resultados nos motores de busca. 

Como fazer que os guest posts surtam resultados? 

Para que o seu conteúdo seja notado em meio a abundância de páginas publicadas na internet são necessárias disciplina e criatividade. Esses são dois ingredientes chaves.

Outro elemento fundamental são os relatórios de SEO bem estruturados para medir os resultados das campanhas.

Com a criação da rede de clientes F2W a linguagem jornalística entra em cena com nomes relevantes no mercado. 

benefícios das estratégias de guest posts:. 

      • Conquista posições melhores nos motores de busca;

      • Impacta novas audiências e muito mais.